Em Guimarães, somos todos historiadores. (Diuner de Guimarães)

Desporto

A paixão e as práticas desportivas.

Em Guimarães, o desporto vive-se com uma intensidade rara. Mas a história desportiva da cidade não começa nem acaba no futebol. Esta secção recupera a memória das diversas modalidades, dos velhos recintos e das agremiações que, desde o século XIX, fomentaram a cultura física e o associativismo local.

Falar de desporto em Guimarães é, inevitavelmente, falar de paixão. No entanto, reduzir essa história apenas ao fenómeno futebolístico seria ignorar um passado e um presente ricos e ecléticos. Através da etiqueta Desporto, mergulhamos nas raízes do associativismo vimaranense, onde clubes e sociedades recreativas desempenharam um papel fundamental na coesão social e na formação da juventude.

Os textos aqui reunidos viajam no tempo para resgatar memórias de outras eras: os tempos heroicos do ciclismo e do hipódromo efémero que seria o primeiro campo de futebol do Vitória, a prática da ginástica, o automobilismo e, claro, a afirmação do futebol como desporto-rei. Analisa-se a fundação e o percurso de instituições centenárias, com destaque natural para o Vitória Sport Clube, não apenas pelos seus feitos desportivos, mas pelo fenómeno sociológico que representa na cidade, aglutinando vontades e definindo uma parte substancial da identidade local.

Mas recordam-se também as rivalidades antigas, os derbies que paravam a cidade e as figuras atléticas que se tornaram heróis populares. Esta é uma abordagem que vê o desporto como uma extensão da vida da cidade, refletindo as suas tensões, as suas alegrias e o seu bairrismo.

Longe das estatísticas frias, estas publicações procuram a dimensão humana e social do desporto. É um registo de como os vimaranenses ocuparam os seus tempos livres, competiram e celebraram, construindo, entre estádios e pavilhões, um sentimento de pertença que perdura até hoje.

Paixão e Movimento:
O fenómeno desportivo em Guimarães

Desporto nas Memórias de Araduca