Em Guimarães, somos todos historiadores. (Diuner de Guimarães)

Biblioteca Vimaranense

Repositório bibliográfico de Guimarães.

Uma biblioteca digital dedicada aos autores de Guimarães citados no monumental Dicionário Bibliográfico de Inocêncio Francisco da Silva. De Agostinho Barbosa a Gaspar Estaço, passando por Manuel Tomás e o Lobo da Madragoa. Esta secção organiza-se por verbetes, oferecendo a biografia destes intelectuais dos séculos passados e, sempre que possível, o link directo para a leitura das suas obras online. Um contributo para o resgate do património bibliográfico vimaranense.

Organizada a partir do Dicionário Bibliográfico Português, a obra colossal de Inocêncio Francisco da Silva, continuada por Brito Aranha, esta secção constitui uma biblioteca virtual dos autores vimaranenses clássicos. Aqui, reunimos os verbetes dos escritores, clérigos e juristas nascidos em Guimarães que constam do Dicionário Bibliográfico Português, facilitando o acesso às suas biografias e obras digitalizadas.

Este é um projeto de arqueologia literária. Organizamos alfabeticamente os filhos de Guimarães que produziram obra impressa nos séculos XVI a XIX. Encontram-se aqui nomes sonantes e outros injustamente esquecidos:

Desde os historiadores e cronistas como Gaspar Estaço, Fr. Rafael de Jesus ou Duarte de Sande, aos prolíficos juristas e teólogos da família Barbosa (Agostinho, Manuel, Simão Vaz). Recuperamos a memória de poetas como António Lobo de Carvalho ou Manuel Tomás, e de clérigos eruditos como Fr. Gil de S. Bento ou Domingos de S. José Varela.

Cada entrada corresponde a um autor, com os dados biográficos recolhidos por Inocêncio e seus continuadores, e ligações para as versões digitais dos seus livros (disponíveis em repositórios como a Biblioteca Nacional ou Google Books). É a reconstrução virtual da estante intelectual de Guimarães antiga. Assim fica mais à mão. Com uma promessa: irá crescer, para lá da proveitosa colheita no Dicionário de Inocêncio e Aranha.

Biblioteca Vimaranense:
O legado de Inocêncio
Biblioteca Vimaranense Online

Há alguns anos, era muito reduzida a possibilidade de acesso online a livros, jornais e revistas em regime de acesso livre e gratuito. Nos tempos que correm, a realidade é completamente diferente. A internet tem-se vindo a transformar, rapidamente, na maior biblioteca do Mundo.

Na biblioteca online das Memórias de Araduca está disponível uma compilação de referências de obras de autores vimaranenses ou sobre Guimarães e o Minho, cujos textos integrais estão disponíveis para leitura em regime de acesso livre em repositórios abertos na internet, e onde se encontram verdadeiros tesouros até há pouco inacessíveis e guardados a sete chaves em algumas bibliotecas ou colecções particulares. Este é um projecto em construção, a que irão sendo acrescentadas novas obras, sempre que encontradas.

Note-se que as Memórias de Araduca não são depositárias das obras aqui listadas, apenas indicando aos interessados os caminhos para a sua leitura.

Pesquisa por autores
lista de autores

A Biblioteca Vimaranense nas Memórias de Araduca